Com caranguejo, casulo, lingueirão, serradela, amostras artificiais, eu sei lá...só ainda não comeu frango de churrasco ou bifes, pelo menos comigo.
Mas há uma coisa que o Robalo aqui come, que duvido que coma em qualquer outra zona, pelo menos no nosso país : Folho de Bacalhau.
Folho de Bacalhau é isto da foto acima.
Para ser mais preciso é esperma de bacalhau!!!
O bacalhau fêmea tem ovas, os machos têm esperma , a culpa não é minha se o robalo prefere esperma :-)
Aliás, também há pessoas que comem isto, são as chamadas "sainhas de bacalhau", eu prefiro as ovas muito sinceramente.
É claro que mesmo aqui em Aveiro não come folho em qualquer sítio e a qualquer hora, come onde lhe cheira a bacalhau.
Como aqui temos muitas secas de bacalhau, e algumas ainda mandarem para a ria desperdícios do mesmo, apesar de agora ser considerado um crime ambiental MUITO GRAVE, o robalo não quer saber disso para nada. Se gosta come e mais nada.
Na minha opinião, e isto é um tema que dava pano para mangas, o problema da poluição na Ria de Aveiro não são as secas de bacalhau, que sempre despejaram os seus desperdícios de sal e peixe para a Ria, que tal como o nome indica é um braço de mar que entra por terra adentro.Não é um rio de água doce.
Antes os despejos das secas de bacalhau fossem o GRANDE problema, mas fica para um post futuro.
É um tipo de pesca praticada por pescadores mais velhos cá da zona, eu chamo-lhes os old timers, com todo o respeito, pois é com eles que se aprende.
O material usado já tem barbas, conheço um desses senhores que pesca com uma bóia que mais parece uma rolha de uma garrafa de champanhe, o anzol já nem farpa tem, mas tem um carreto daqueles antigos que puxa um barco se for preciso.
Como trabalho numa seca de bacalhau, e o acesso ao folho não é nada difícil, este ano também resolvi experimentar este tipo de pesca.
Aqui ficam 2 exemplares dessas pescarias.
Estes tinham perto de kg.
Quem me dera ter aqui uma foto dum verdadeiro cabeçudo, era sinal que me tinha calhado a mim, mas também aqui já apanharam bichos de 4 kgs com este isco.
Boas pescarias.
Há que põr o Blog andar para a frente...
ResponderEliminarO local de onde esses vieram, saiem lá bem maiores do que aqueles que mencionou (4kg). Não é pesca que me seduza. No ano passado, vi-os lá em meio palmo de água encostadinhos ao muro com o lombo de fora... aqulas muges, não paravam descansadas...
Abraço
Pedro
Olá Nuno
ResponderEliminarora aqui está um isco que nunca ouvi falar...ei de experimentar um dia.
para as robalas deve realmente ser um petisco
hhehe.
estou como o pedro, de onde sai um saem muitos mais e maiores.
ainda bem que te lembras-te que tens seguidores que gostam de seguir e ler o teu blog.
1 abraço
zé
Oi
ResponderEliminarObrigado por passarem por aqui...confesso que também não é um tipo de pesca que me seduza muito, mas como não é muito comum achei engraçado experimentar e falar nela.
Abraço
Olá nuno
ResponderEliminarse puderes dá-me o teu mail que eu gostava que me desses uma ajuda
kaywox@hotmail.com
zé
Boas amigo! Onde conseguem esses folhos?
ResponderEliminarBoas como habitante de Ilhavo e pescador da bela Ria de Aveiro posso garantir os bons resultados dados pelos folhos de bacalhau...
ResponderEliminarGostei do post...
Continuação de boas pescarias